arquétipos-de-marca-12-principais
arquétipos-de-marca-12-principais

O termo Arquétipo é de Carl Jung, porém foi sistematizado cientificamente por duas pesquisadoras. O estudo está disponível no livro " O Herói e o Fora-da-Lei".

Os arquétipos de marca são como instintos básicos da nossa mente. Eles moldam como nos conectamos com as marcas inconscientemente.

ARQUÉTIPOS DE MARCA:
A "ALMA" DO NEGÓCIO.

Arquétipo Pessoal
(Subdominante)

O Arquétipo Pessoal oferece suporte e complementa o dominante. Embora influente, ele não tem tanto poder quanto o dominante e geralmente se manifesta em situações específicas ou como uma influência moderadora. É feita uma pesquisa quantitativa e qualitativa com o gestor.

Arquétipo de Marca
(Dominante)

ARQUÉTIPOS DE MARCA:
METODOLOGIA NINOCO

O Arquétipo de Marca é considerado o principal, pois é ele quem direciona e influencia fortemente as ações, atitudes e decisões na construção do branding. Ele é o mais visível e ativo na personalidade ou estratégia de uma marca. Para determinar esse arquétipo, é feita uma pesquisa quantitativa e qualitativa sobre o negócio.

Minha metodologia por arquétipos de marca é resultado de um estudo profundo sobre psicologia analítica, neuromarketing e retórica persuasiva aristotélica. Minha metodologia arquetípica, combina três esferas do comportamento motivacional para criar um planejamento estratégico autêntico.

Arquétipo Intuitivo
(Oculto)

O Arquétipo Intuitivo influencia de maneira mais sutil e indireta, pois pode representar potenciais não realizados ou aspectos da personalidade que são reprimidos ou crenças limitantes. Sua utilização é feita por meio de observação, a partir das análises que cruzam o Arquétipo da Marca com o Arquétipo Pessoal.

arquétipos de marca - metodologia ninoco
arquétipos de marca - metodologia ninoco

Antigamente, criar e comercializar marcas era simples, mas a concorrência intensificou a escolha entre reduzir preços ou agregar significado. Em breve, ignorar arquétipos na gestão de marcas será tão impensável quanto praticar medicina sem conhecer anatomia.

Quando há uma desconexão entre a personalidade projetada e a realidade, tanto indivíduos quanto empresas sofrem. A personalidade é o que te torna único. E isso deve corresponder à sua realidade, e nunca tentar ser um personagem.

BENEFÍCIOS DOS ARQUÉTIPOS DE MARCA:

Conexões Emocionais

Personalidade da Marca

Identidade Visual

Embora os arquétipos de marca falem mais sobre comportamento, uma identidade visual que esteja em ressonância com os valores de uma marca, pode ajudar a traduzir a percepção e uma imagem coerente no cérebro dos consumidores.

Decisões Estratégicas

Uma visão, missão e valores claros e bem definidos são essenciais para o sucesso de longo prazo de qualquer organização. Eles não apenas orientam as ações e estratégias diárias, mas também inspiram e unem as pessoas em torno de um propósito comum.

Entender como as pessoas enxergam uma marca ou produto em comparação com outros no mercado ajuda a descobrir onde a marca se posiciona e como ela se destaca para os consumidores em termos de características, valores e associações.

Análise da Concorrência

Tom de Comunicação

Ao escolher elementos que reflitam os valores e emoções da sua marca, você estabelece uma base sólida e inspiradora que guia a comunicação em todos os aspectos, tornando sua marca uma presença poderosa e memorável no mercado.

arquétipos de marca - conexões emocionais
arquétipos de marca - conexões emocionais
arquétipos de marca - autenticidade
arquétipos de marca - autenticidade

CONTA
TE-ME

Explorar o universo do branding no mercado do entretenimento é a minha paixão. Me conta um pouco sobre você, e como eu poderia te ajudar. Estou aqui para te guiar em uma jornada bem saborosa.